dominio

Qual a extensão de domínio ideal para seu projeto? Conheça os significados e saiba qual escolher na hora de registrar

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 Sabemos o quanto é importante para uma empresa estar presente na internet, pois é dessa forma que o seu negócio alcançará um número maior de pessoas, possibilitando expandir a marca e se comunicar com pessoas de todas as partes do mundo.

Para uma boa presença online há elementos que devem ser levados em consideração na hora de escolher de um domínio para o seu site. Além de um bom nome, que seja simples de escrever e fácil de memorizar, a escolha da extensão (aquele sufixo localizado à direita como .COM, .COM.BR, .NET e outros) também é muito importante, pois ela dará ao visitante a noção de qual segmento em que a sua empresa atua.

As extensões de domínios, também chamadas de TLD (Top Level Domains ou Domínio de Nível Superior), funcionam como uma nomenclatura para designar os tipos de serviços ou regiões. Elas são dividas em duas principais categorias, são elas:

1. Generic Top-Level Domain (gTLD)
São formadas por mais de duas letras e podem ser usadas em qualquer localidade. Originalmente, cada uma foi criada para um propósito específico, mas, na prática todas elas podem ser usadas por qualquer pessoa ou empresa para registrar no momento de registrar um Domínio. As extensões disponíveis na Hostnet são:
.biz – indicada para comercio no geral e alternativa para extensão .com

.click – indicada para agências de marketing digital ou agências de publicidade online.

.cloud – indicada para empresas que oferecem serviços relacionados a cloud computing, também
conhecido como navegação em nuvem.

.club – indicada para clubes sociais de todos os tipos, como futebol, livros, jogos eletrônicos, golf, casas noturnas e por outros.

.com – indicada para empreendimentos comerciais e abrange qualquer segmento do mercado.

.consulting – indicada para empresas e profissionais que prestam consultoria em qualquer área de atuação.

.cool – indicada para serviços inovadores e descolados, boa aceitação para negócios voltados a um público jovem.

.info – indicada para sites informativos e enciclopédias online.

.live – indicada para sites que trabalham com mídias em geral, serviços de streaming, educação à distância, TV online e transmissões de imagens.

.ltda – indicada para empresas de sociedade limitada dando a empreendedores uma opção de extensão a mais para seus negócios.

.mba – indicada para instituições de ensino que oferecem cursos de especialização pós-graduação ou MBA.

.moda – indicada para empresas e profissionais da indústria da moda, tais como design, confecções, marcas, lojas e etc.

.money – indicada para instituições financeiras, tais como consultorias, casas de câmbio, empréstimo pessoal e outros serviços.

.net – indicada para empresas ou profissionais da área de Tecnologia da Informação que oferecem serviços ou consultoria na área.

.ong – indicada para organizações sem fins lucrativos, também conhecidas como empresas do terceiro setor.

.online – indicada para negócios na internet em geral, tais como loja virtual, sites de notícias, curso à distância e outros.

.org – indicada para organizações ou entidades sem fins lucrativos.

.site – indicada para qualquer empresa que deseja marcar presença na Internet.

.space
– indicada para serviços relacionados a arquitetura e design, aviação e transporte aéreo, entre outras áreas de atuação.

.tech – indicada para serviços relacionados a tecnologia, programação de softwares, hardware, consultoria e etc.

.press – indicada para sites de jornalismo, veículos de comunicação, notícias, blogs, manchetes e muito mais.

.store – indicada para o comércio, seja uma loja online ou uma loja física, podendo ser usado por todos os segmentos do mercado.

.studio – indicada para serviços como fotografia, música, teatro, estética e artes no geral.

.video – indicada para profissionais da área de filmagem de eventos e cerimônias, videoaulas, youtubers e etc.

.website
– indicada para sites de desenvolvedores, webmasters e demais profissionais da web.

2. Country Code Top-Level Domain (ccTLD)

São formadas por apenas duas letras e representam o código de um país. Estas extensões são consideradas extensões nacionais, normalmente estão restritas para uso de cidadãos ou empresas que tem a presença no determinado país. O sufixo .br indica que um domínio é do Brasil, entretanto, com o tempo algumas dessas extensões receberam outros significados devido a sigla que possuem. As extensões disponíveis na Hostnet são:

.br – Representa o código do Brasil e serve para pessoas ou empresas brasileiras. A extensão pode ser usada em conjunto com as genéricas para indicar que um domínio tem um serviço e pertence ao Brasil (.COM.BR – https://hostnet.com.br).

.rio – É uma extensão dedicada a pessoas ou empresas da cidade do Rio de Janeiro e é utilizada em larga escala pelos cariocas.

.bz – Representa o código de Belize (também usado na província de Bolzano), mas pela sigla significa “business”, também é usada por empresas de negócios.

.cc – Representa o código das Ilhas Cocos, mas também é conhecida como “Creative Commons” e por isso é bastante usada para uma grande variedade de sites.

.co
– Representa o código da Colômbia, mas sua sigla tem o significado de “companhia”, sendo indicada para empresas, corporações e companhias de todos os segmentos.

.me
– Representa o código de Montenegro, mas é considerada também um tratamento pessoal, sendo indicada para blogs ou sites autorais, profissionais ou pessoas públicas.

.tv – Representa o código de Tuvalu, mas por TV ser uma sigla específica para aparelho transmissor de mídia, passou a ser indicado para conteúdo de mídia.

.ws – Representa o código de Samoa, mas pela sigla significar “WebSite” também é usada para qualquer tipo de página online.

Dicas de como escolher um nome para o seu domínio
Escolha nomes simples de escrever e fáceis de memorizar. Se você utilizar um nome estrangeiro de difícil grafia, por exemplo, terá sempre que soletrar como se escreve o endereço do site ou e-mail, além de correr o risco dele não localizar o seu site por ter escrito errado.
Registre o nome desejado nas principais extensões. Exemplo: ultimate.com.br e ultimate.com. Dessa forma evita-se que outra pessoa utilize o mesmo nome que você em uma extensão diferente e confunda os visitantes do seu si

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Saiba Como aumentar as vendas de sua loja virtual com e-mail marketing?

Muitos já tentaram acabar com o e-mail marketing – ou pelo menos diminuir sua credibilidade –, mas ainda hoje ele continua sendo uma excelente ferramenta para aumentar as vendas de um e-commerce. Se você ainda tem dúvidas sobre o que é e-mail marketing e quais os erros mais comuns que você deve evitar em uma campanha promocional, continue acompanhando este artigo.

O que é e-mail marketing e como ele funciona

O e-mail marketing é a prática de envio de e-mails para uma lista de e-mails, com o objetivo de promover a empresa e seus produtos. É uma excelente ferramenta de vendas, muito útil para construir um relacionamento sólido com os clientes e prospects de uma empresa. Essas mensagens devem ser enviadas para uma lista de contatos previamente cadastrados e com uma frequência previamente definida e segmentada de acordo com o público-alvo de sua organização.

Vantagens do e-mail marketing

Existem vários motivos para seu e-commerce investir na criação de campanhas de e-mail marketing para aumentar as vendas. Entre as vantagens, podemos citar:

As mensagens são enviadas em tempo real

O e-mail marketing é uma ferramenta de comunicação ágil que permite o envio de mensagens de forma rápida  para milhares de contatos ao mesmo tempo. Isso possibilita que ações promocionais alcancem seus clientes rapidamente, sem depender de intermediários ou terceiros no processo. O tempo de resposta dos clientes ao receber as mensagens também é mais rápido do que nas ações tradicionais, o que permite gerar mais resultados em um curto prazo e em qualquer tipo de empresa.

É possível mensurar os resultados de todas as campanhas

Em uma campanha de e-mail marketing, pode-se acompanhar uma série de informações sobre cada um dos envios realizados, o que facilita a análise dos resultados. Em uma estratégia de e-mail marketing, é possível acompanhar em tempo real quantas pessoas receberam as mensagens enviadas, quantos usuários abriram as mensagens, quantos usuários clicaram nos links enviados e até mesmo quantas pessoas estão insatisfeitas com sua comunicação e não querem mais receber nenhum e-mail. Com essas informações, você pode medir o impacto de cada uma de suas ações promocionais e aumentar ainda mais seus resultados.

Os custos são menores que em ações de marketing tradicionais

O investimento necessário para colocar uma campanha promocional na TV ou no rádio no ar é muito alto, pois envolve não apenas o custo de veiculação, mas também da própria criação da peça publicitária. Já o investimento necessário para rodar uma campanha de e-mail marketing é bem menor. A maioria dos serviços de e-mail marketing disponíveis no mercado cobram poucos centavos por envio, o que torna esta uma estratégia acessível para qualquer empresa. Com o custo de um único comercial de TV, é perfeitamente possível rodar várias campanhas de e-mail marketing.

O e-mail marketing ajuda a aumentar o número de visitas no site

O e-mail marketing é também uma excelente ferramenta para gerar tráfego para seu e-commerce. Além de ajudar na nutrição dos leads da empresa, isso também impacta diretamente no aumento de suas vendas. E não tem segredo: quanto maior for o número de visitas de sua loja virtual, maior será a proximidade com os clientes e, com isso, maior o número de vendas.

O e-mail marketing ajuda a fidelizar os clientes

Uma campanha de e-mail marketing bem segmentada é uma excelente ferramenta para fidelizar os clientes já conquistados por sua empresa. Imagine um cliente de uma loja virtual que acabou de adquirir um videogame. São grandes as chances de ele também ter interesse por outros jogos daquela plataforma. Por que não enviar para este cliente ofertas e promoções de jogos para aquele aparelho? Faça o mesmo para os clientes que compraram fogões, peças de roupa, entre outras coisas.

Tenha um conteúdo atraente

O conteúdo é um dos elementos mais importantes de uma campanha de e-mail marketing. Por meio do conteúdo é que você será capaz de atrair a atenção de seus clientes, tirar suas dúvidas sobre seus produtos ou até mesmo convencê-lo de sua compra. Portanto, é imprescindível que você ofereça mais do que simples ofertas de produtos em suas campanhas de e-mail marketing. Tenha também conteúdo relevante que ajude o seu cliente na sua tomada de decisão. Ofereça informações que ajudem a solucionar o problema de seu cliente, mesmo que isso signifique não vender seus produtos imediatamente. Fazendo isso, além de lembrar para os seus clientes que sua loja existe, você estará construindo uma relação e uma reputação junto ao seu público-alvo, que passará a enxergar sua empresa como uma referência no setor. Você pode oferecer para seus clientes conteúdos em vários formatos, como blog posts, vídeos, podcasts, e-books e até mesmo webinars. São várias as opções disponíveis, e alguns desses tipos de conteúdo ainda podem ser usados como ferramentas para gerar oportunidades de negócio para sua empresa, como a oferta de e-books e webinars. O ideal é que você mantenha seus clientes sempre informados sobre as novidades de sua loja virtual, como novos produtos, e também sobre as conquistas de sua empresa. Com isso, você aumenta sua presença junto ao cliente, além de reforçar suas qualidades e seu posicionamento de marca, colocando-se como uma empresa que domina o mercado em que atua.

Produza um e-mail marketing com um bom design

Por mais que o conteúdo oferecido para os clientes seja um elemento importante em campanhas de e-mail marketing, o design é um fator decisivo para a conversão. Por esse motivo, é indispensável investir na criação de peças promocionais atraentes, capazes de prender a atenção de seus clientes em meio às dezenas de e-mails que recebem diariamente e conduzi-los a tomar a ação esperada por sua empresa. Ao criar o layout de suas peças de e-mail marketing, é indispensável avaliar estas características:

Escolha com cuidado as imagens e os textos

Uma boa peça de e-mail marketing é criada com a combinação de imagens e texto. Em conjunto, esses dois elementos são os grandes responsáveis por captar a atenção do usuário. Por isso, escolha com cuidado cada um desses elementos, sabendo que são os grandes responsáveis pela taxa de conversão de seu e-mail marketing. E tome cuidado nos excessos: não use imagens demais, tornando o e-mail pesado, principalmente para dispositivos móveis, e não exagere no tamanho dos textos, pois poucos consumidores realmente leem todo o conteúdo criado. Não existe uma regra para o número de imagens necessárias em um e-mail marketing ou mesmo a quantidade de texto, tudo isso depende do produto e do cliente que você quer alcançar. Portanto, o ideal é que você realize testes até identificar qual formato funciona melhor para sua empresa.

Use call to actions

Todos os e-mails enviados para seus clientes devem ter um objetivo específico. E por mais que você ofereça conteúdo interessante e um layout atraente, é essencial que você conduza o seu leitor a tomar a ação planejada por você. É para isso que existem as call to actions, também chamadas de “chamadas para ações”, que são botões ou links inseridos em um e-mail marketing que conduzem o leitor a tomar uma ação específica, geralmente o fechamento de uma compra. E assim como nas imagens e textos de uma campanha de e-mail marketing, não existe um padrão de cor e posição ideal para um bom call to action.  Logo, os testes são importantes também para definir o melhor formato para sua empresa.

Crie um e-mail com design responsivo

O uso de dispositivos móveis, como celulares e tablets, cresce significativamente a cada ano, não apenas para acessar a internet ou usar as redes sociais, mas também para o acesso aos e-mails pessoais e corporativos. Dessa forma, é indispensável que seus e-mails sejam responsivos, isto é, que se adaptem totalmente ao tamanho de cada tela do usuário. Isso quer dizer que o leitor de seu e-mail deve ser capaz de abri-lo no celular, no tablet ou no computador, sem prejudicar o entendimento da mensagem e a visualização das imagens.

Escolha das cores e fontes

A escolha das cores de cada uma das peças de e-mail marketing influencia diretamente na eficiência de suas campanhas promocionais. Por isso, escolha cada detalhe de sua mensagem, evitando o uso de cores berrantes e contrastes, que mais atrapalham a leitura do e-mail do que qualquer outra coisa. O ideal é que você use uma paleta de no máximo duas cores diferentes, sempre optando por um fundo claro e uma cor de texto mais escura, para facilitar a leitura. E falando sobre o texto, escolha com cuidado também as fontes de seu e-mail marketing. Use no máximo dois tipos diferentes de fontes em seus e-mails ou mesmo evite fontes muito pequenas. Muitos smartphones ajustam automaticamente o tamanho da fonte dos e-mails para que ela se adapte ao tamanho da tela, mas para evitar surpresas, o ideal é que você defina com antecedência o tamanho. Fuja das fontes pequenas demais, impossíveis de serem visualizadas no celular, e também das fontes muito grandes, que estragam todo o layout. Além disso, prefira fontes que sejam comuns a todos os computadores, para não correr o risco de sua mensagem ficar desconfigurada por não ter a fonte escolhida no aparelho de seu cliente.

Otimize seu e-mail marketing para celulares

Como já dissemos, é indispensável que seus e-mails sejam visualizados corretamente, não importa qual o aparelho usado. Mas essa preocupação deve ir além do design dos e-mails ou visualização de suas campanhas, principalmente em dispositivos mobile. É preciso que você realize ajustes para otimizar sua conversão. Para ajudá-lo nesse processo, aqui vão algumas dicas sobre o que você deve avaliar:

Crie títulos chamativos

O título do e-mail é um dos elementos mais importantes de uma campanha de e-mail marketing. O título é o único elemento capaz de convencer o usuário se vale a pena abrir aquele e-mail ou não. Por isso, separe um tempo para escolher o título de cada um de seus e-mails. Um bom título de e-mail possui três características importantes: ele deve ser fácil de compreender; deve ter um benefício claro, que motive o cliente a abrir o e-mail; e deve ser convincente. Lembre-se também de que os títulos de e-mail não devem ter mais do que 60 (sessenta) caracteres, pois em aparelhos celulares é comum que sejam cortados títulos maiores que isso.

Não crie e-mails muito longos

Muitos pensam em aproveitar ao máximo cada um dos e-mails enviados, tentando inserir o máximo de promoções ou conteúdos sugeridos em cada um dos e-mails enviados. Porém, lembre-se de focar no objetivo de seu e-mail, caso contrário o sucesso de toda a sua campanha será prejudicado. A objetividade é essencial para os e-mails abertos em aparelhos celulares, pois nesses dispositivos os usuários têm ainda menos tempo para ler cada mensagem recebida.

Lembre-se das telas sensíveis

Grande parte dos aparelhos mobile utilizam telas sensíveis ao toque para a navegação dos usuários. Lembre-se disso na criação de suas campanhas de e-mail marketing, destacando sempre que possível cada um dos links enviados em suas mensagens. Além disso, evite usar links muito próximos uns dos outros, a fim de impedir que o usuário clique em links sem querer, o que atrapalha a navegação em sua página e toda a experiência do usuário.

Sempre opte pela simplicidade

Os usuários de aparelhos móveis nem sempre estão conectados a redes com acesso rápido à internet. Portanto, evite criar e-mails muito pesados, que usam muito do pacote de dados do cliente e são lentos para serem carregados. Lembre-se também de que o local onde os usuários acessam aos e-mails pode variar muito, influenciando na forma como o usuário interage com o conteúdo. Então, seja objetivo e evite criar textos muito longos que dificilmente serão lidos por completo em um ônibus ou em outro local que possa tirar o foco de seu usuário.

Valorize o seu Call to Action

O call to action é o elemento de maior importância em cada e-mail enviado para os seus clientes. É o call to action que vai direcionar para a página de seu produto ou para a landing page de seu e-book. Por isso, insira o call to action em uma posição de destaque, de modo que ele seja facilmente visualizado pelo usuário sem que ele tenha que rolar por todo o e-mail. Fazendo isso, você irá aumentar consideravelmente a conversão de cada um de seus e-mails.

Use uma boa ferramenta para o envio de e-mail marketing

Uma campanha de e-mail marketing de sucesso precisa de uma boa ferramenta de automação, capaz de facilitar o trabalho de envio e o gerenciamento de todas as mensagens enviadas. Sem uma ferramenta de automação para envio de e-mails, o envio de uma simples campanha poderá levar horas, sobrecarregando o servidor de e-mails de sua empresa e aumentando as chances de seu endereço ser considerado um spammer.

Como escolher uma boa ferramenta de automação de e-mail marketing?

São muitas as opções de ferramentas de automação de e-mail marketing disponíveis no mercado, o que dificulta a escolha de uma ferramenta ideal. Porém, uma ferramenta de qualidade deve oferecer:

Agendamento de envios

Uma boa ferramenta de automação de e-mail marketing deve oferecer a opção de você agendar o envio das mensagens para cada um de seus clientes. O agendamento de mensagens é muito útil para evitar imprevistos, garantindo que a mensagem seja disparada no horário programado por seu time de marketing. O agendamento também facilita o envio de mensagens nos fins de semana, feriados ou mesmo durante a madrugada, sem que você precise estar logado.

Tratamento anti-spam

O maior inimigo de uma campanha de e-mail marketing é a caixa de spam, e por isso a ferramenta de automação escolhida por você deve ter um bom tratamento anti-spam, garantindo que um maior número possível de usuários recebam suas mensagens. O ideal é que essa ferramenta seja capaz de recomendar ajustes em suas mensagens antes de efetivamente enviar os e-mails, evitando o envio de mensagens com erros que podem atrapalhar seus resultados.

Análise dos dados

Uma boa ferramenta de automação de e-mails deve oferecer também a possibilidade de mensurar todos os dados de cada uma das campanhas. Você deve ter acesso rápido a informações como o número de e-mails que foram efetivamente entregues a partir da sua base de dados, a quantidade de clientes que realmente abriu cada e-mail enviado e até mesmo quantas aberturas de e-mail sua campanha gerou. Com essas informações, você poderá realizar ajustes em suas campanhas promocionais, garantindo a criação de mensagens cada vez mais eficientes e que ajudem seu e-commerce a vender mais.

Gerenciamento dos contatos da empresa

Uma ferramenta de e-mail marketing eficiente permite também que você gerencie facilmente todos os contatos de sua empresa, o que facilita a segmentação dos usuários e até mesmo a inclusão de informações sobre cada cliente. Ela deve facilitar também a inclusão e exclusão de novos usuários, permitindo que os próprios clientes possam se cadastrar e descadastrar de seu banco de dados de forma rápida e eficiente.

Use o e-mail marketing para fidelizar seu cliente

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para gerar e aumentar vendas em seu e-commerce, mas também pode ser usado de forma positiva para fidelizar cada um dos clientes conquistados por sua loja virtual. Clientes fiéis compram mais vezes de sua loja e também são mais propensos a recomendá-la para amigos e conhecidos, o que aumenta ainda mais o alcance de sua empresa.

Faça contato com o cliente logo após sua primeira compra

O momento após a compra deve ser aproveitado por sua loja virtual para iniciar o relacionamento com o cliente, uma vez que ele demonstrou confiar em sua empresa a ponto de fechar negócio com você. Então aproveite essa oportunidade e envie uma mensagem parabenizando o cliente por sua compra, sugerindo artigos de seu blog que ajudem a usar o produto que ele comprou de você ou até mesmo produtos complementares ao que ele adquiriu, incentivando uma nova compra no futuro. Outra boa prática é enviar informações sobre a entrega do item que ele comprou, ou até mesmo um cupom de desconto a ser utilizado em novas compras, aumentando as chances desse cliente fazer novas compras no futuro.

Use o e-mail para construir relacionamento

Não envie para seu cliente apenas informações sobre as novidades, produtos e promoções em sua loja virtual. Aproveite o potencial da ferramenta para ajudar o seu cliente nos problemas enfrentados no dia a dia, relacionados aos produtos que ele adquiriu de você. Aproveite dados coletados por você, como datas de aniversário e até mesmo a cidade onde o cliente mora para criar oportunidades de venda, oferecendo descontos especiais em situações especiais.

E-mail marketing em datas comemorativas

Datas comemorativas podem e devem ser exploradas em suas campanhas de e-mail marketing, para seu e-commerce se aproximar de seus clientes e aumentar as vendas. Explore como gatilhos para aumentar as vendas datas comuns e que naturalmente aquecem a economia, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e outras semelhantes. Ofereça produtos relacionados a cada uma dessas datas e que tenham apelo diante dos consumidores de sua marca. Explore também datas não tão populares, mas que tenham apelo ao público de sua loja virtual. Para isso, é indispensável que você elabore um calendário editorial que permita o registro de cada um desses eventos e evite que você deixe passar qualquer oportunidade de negócio para sua loja virtual.

Faça ofertas exclusivas para os assinantes da newsletter

Para o sucesso de suas campanhas de e-mail marketing, é extremamente importante que você valorize os assinantes de sua newsletter e dê motivos para eles continuarem a receber seus e-mails. Por isso, envie regularmente para cada um deles promoções exclusivas para quem assina a newsletter de sua empresa, ajudando a transmitir a ideia de que realmente vale a pena participar dessa lista de e-mails. Essas promoções podem ir além dos descontos nas compras realizadas, como frete grátis ou até brindes enviados por cada compra realizada por seus clientes. Garantindo para seus usuários que eles serão recompensados por participar de sua lista de assinantes, os resultados de suas campanhas de e-mail marketing serão ainda maiores. O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para quem quer aumentar as vendas de um e-commerce. Usando da maneira correta e observando as melhores práticas de promoção, sua empresa poderá colher bons resultados por meio dessa ferramenta de marketing.

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Atendimento é essencial no sucesso de uma Loja Virtual

Confiança do consumidor em Lojas Virtuais dependem de um atendimento rápido e personalizado

 

A cada dia que passa as empresas de Loja Virtual encontram na internet um mercado cada vez mais disputado. Porém com novas lojas virtuais surgindo aumenta a desconfiança do público consumidor sobre onde ele pode comprar sem ter risco de dores de cabeça com pagamento, entrega ou mesmo problemas pós-venda. Logo, além de um preço competitivo, o atendimento ao cliente tornou-se um dos principais fatores para que uma loja obtenha sucesso dentro da internet.

“Hoje em dia é muito comum os clientes pesquisarem por avaliações sobra a loja em sites como o Reclame Aqui antes de concluir a compra. Esse tipo de informação funciona como uma garantia para o cliente”, afirma Adriana Maia, Coordenadora de Atendimento da Impressor Ajato.com , Loja Virtual especializada em equipamentos para impressão e digitalização.

Apenas no site Reclame Aqui, mais de 600 mil pessoas pesquisam diariamente por empresas onde pretendem efetuar uma compra ou contratar um serviço. Ter uma boa reputação em redes sociais como essa significa pode ser a diferença para um e-commerce conquistar ou não uma venda.

“Todos as Loja Virtual, em algum momento, vão se deparar com um problema. Os clientes entendem isso. A maneira que a loja lida com esse problema é que faz a diferença. Manter o foco no cliente, dialogando com honestidade e clareza não só ajuda a resolver, como pode se transformar num diferencial da loja”, completa Adriana.

Em pesquisa realizada pela varejista online Rakuten sobre as preferências de compra dos consumidores de e-commerce, 59% dos brasileiros afirmam que a confiança é um fator fundamental para decidir onde comprar, ficando à frente das opções de pagamento (25%) e do frete (16%).

O que se nota é que, mesmo com o aumento das compras online no Brasil, o consumidor ainda vê nas relações humanas um fator decisivo para a compra, fazendo com que o atendimento ao cliente exista não só para tirar dúvidas ou solucionar problemas, mas também para mostrar quem está do “outro lado da tela”.

Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade da Ultimate!
Como Usar as Redes Sociais á Favor de Minha Loja virtual

Como Usar as Redes Sociais á Favor de Minha Loja virtual

As redes sociais chegaram primeiramente para serem plataformas de interação entre os usuários. Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Snapchat são as mais usadas. Mas com a migração dos usuários da mídia tradicional (Televisão, Jornal e Rádio) para a Internet, o mercado também teve que se adequar à nova forma de consumo. Confira a importância de um bom gerenciamento de redes sociais para uma loja virtual.

Aumento de usuários

Segundo números do eMarketer, líder em pesquisas digitais, a partir de 2015 o Brasil conquistou um grande crescimento em propaganda, tendência que continua pelo menos até 2019. Dos 20 bilhões de dólares em propaganda em 2015, 14,7% foram em anúncios digitais na internet.

É importante entender que com a migração dos usuários para outras plataformas, os investimentos também devem mudar de local. Achar que as redes sociais são apenas um complemento para os negócios pode ser um erro fatal.

Os usuários de redes sociais confiam na credibilidade das informações postadas por outros usuários, ou seja, o cliente poderá, cada vez mais, influenciar outros clientes através da sua opinião e experiência. Por isso, é tão importante criar uma estratégia com foco em interagir, engajar e sempre responder o público da marca.

Vender nas redes sociais têm 3 vantagens:

  • Retorno rápido: Vender algum produto ou divulgar a sua marca nas redes sociais traz um feedback rápido do que as pessoas mais gostam de ver e de consumir, quais são as possíveis dúvidas de não comprar e quais as dificuldades que ela tem. Por isso, é importante que haja um atendimento eficaz para sanar dúvidas prontamente.
  • Investimento menor: A internet tem uma grande qualidade: qualquer empresa pode investir, mesmo com pouca verba. Comparado com as mídias tradicionais investir em mídias sociais é bem mais barato. Por exemplo, é possível patrocinar um post no Facebook com uma verba diária de R$ 2,00 e ainda sim ter bons resultados.
  • Resultados mensuráveis: O Facebook é uma ótima plataforma para quem quer vender produtos de lojas virtuais. O Facebook Ads proporciona métricas específicas em seus relatórios, como cliques nos links, curtidas, alcance, envolvimento e conversão. Além dele, também é possível anunciar no Google Adwords. O Adwords garante uma taxa de respostas consideravelmente maior e costuma atrair usuários mais “prontos” para a compra.

Posicionamento e Inovação

Quando a empresa investe nas redes sociais para fazer o marketing de seus serviços e produtos, ela adquire o posicionamento no mundo virtual. Além disso, nas redes sociais, é sempre importante inovar, fazer promoções e ouvir o público.

PS: Além das redes sociais, também é possível gerar leads, vender e ganhar novos clientes através do Inbound Marketing. A técnica consiste em produção de material rico em troca de alguns dados como e-mail, idade, cidade, dependendo do que se pretende vender. É possível criar esse conteúdo ou contratar uma agência de inbound marketing para executar o serviço.

Consulte nos! 

Saiba Como montar uma loja virtual

Saiba Como montar uma loja virtual

Nos dias de hoje, os negócios na internet têm apontado opções muito mais lucrativas e vantajosas para quem quer abrir o seu próprio empreendimento. E uma loja virtual é exemplo disso: seja no segmento de roupas, cosméticos, artigos esportivos, suplementos alimentares, alimentação, acessórios, presentes, vestidos de festas e muito mais.

E se você também está cogitando a possibilidade de abertura da sua própria loja virtual, confira neste artigo alguns cuidados fundamentais:

Escolha qual será o seu segmento de atuação no mercado – lembre-se que os produtos e/ou serviços que você irá oferecer devem satisfazer o seu público-alvo, que, por sua vez, deve ser estabelecido antes mesmo de começar;

Escolha uma plataforma – para ter uma loja virtual é necessário ter também uma plataforma de loja virtual , uma vez que assim o seu negócio poderá ser organizado como muito mais facilidade e praticidade;

E o seu domínio, você já sabe qual é? Aqui está outro passo fundamental para o desenvolvimento da sua loja virtual. Isso porque é só assim que os seus clientes criarão identificação com a sua marca, além de ser esta tarefa também fundamental para a divulgação;

Crie o logotipo e outras demandas da comunicação visual – além do logotipo, o design do seu website, ou seja, o layout da loja virtual também entra neste aspecto;

Quais serão as formas de pagamento? Ou melhor, como o seu cliente poderá pagar pelos produtos comprados em sua loja?

E o frete? Lembre-se que é fundamental pensar nele em meio a uma negociação online. Sedex, Pac, encomenda, e-sedex… são muitas as opções.

Pois é: plataforma para hospedagem, formas de pagamento, suporte, segurança, marketing, frete, backoffice … bastante coisa para pensar, não é mesmo? E sabemos que concentrar esforços tanto no seu negócio, no marketing, no cadastramento de produtos e também na infraestrutura do website, problemas de logística e segurança está longe de ser algo fácil, motivo pelo qual a Ultimate  traz uma plataforma simples e fácil usabilidade.

Com a Ultimate, montar a sua loja virtual promete ser muito mais simples. Isso porque você pode concentrar esforços no crescimento do seu negócio, em estratégias de marketing e gestão em geral, enquanto a Ultimate cuida de funcionalidades como:

• Customização do layout, design e cores para o seu site;

• Diferentes formas de entrega dos produtos, com possibilidade de integração do cálculo do frete com os Correios;

• Cadastramento flexível de todos os produtos oferecidos pela sua loja virtual;

• Facilidade na administração de seus pedidos, com informações como prazos de entrega, status, descontos e outros;

• Inúmeras opções de pagamento (até mesmo pagamento na loja física, caso este seja o caso);

• E muitas outras funcionalidades, com recursos extremamente criativos e de fácil administração para o seu negócio!

E com todas as dicas que você precisa para dar início à sua loja virtual e a possibilidade de contar também com as nossas ferramentas, só há uma coisa faltando para montar a sua própria loja: a sua confirmação. E aí, vamos colocar os ensinamentos em prática e possibilitar incríveis resultados com o seu negócio digital?

Entre em Contato conosco!

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10 Dicas para destacar sua Loja virtual ou Site na Internet

Você dedicou seu tempo e dinheiro à construção de um site ou uma loja virtual.
Mesmo que eles sejam excelentes, apenas valerá todo o esforço empregado, se eles tiverem muitas visitas, e essas visitas gerarem lucros para você.

Muitas pessoas criam um site ou uma loja virtual, e após 2 ou 3 meses acabam cancelando o serviço, alegando que não obtiveram resultados.
Ai perguntamos, quais foram os meios que você utilizou para divulgar seu site?
A maioria das pessoas responde: “NENHUM“.

Uma loja virtual ou um site na Internet, não é como uma loja física que você monta em uma avenida com um grande fluxo de pessoas, e que por si só acaba fazendo uma divulgação gratuita de seus produtos ou serviços, uma loja virtual sem divulgação, é como montar uma loja em um beco sem saída, fica quase impossível alguém encontrar.

No inicio não é facil, sua loja é nova, os clientes nunca ouviram falar de sua empresa, procuram pelo google informações sobre sua loja e acabam não encontrando nada, verificam se sua loja possui certificado de segurança, e não encontram, procuram informações sobre formas de pagamento, prazos de entrega, troca e devolução e não encontram nenhuma informação.

Coloque-se no lugar de seu cliente, e pergunte a você mesmo, “eu compraria em minha loja?”
Compare sua loja com outras lojas já conhecidas, lojas que você já comprou algum produto, e que te passam confiança, peça a opinião de outras pessoas sobre sua loja, a melhoria contínua é um fator importante para se destacar entre os concorrentes.

Vamos Listar algumas dicas para melhorar o resultado do seu negocio na Internet:

1- Seu produto ou serviço, deve ter um preço competitivo em relação aos concorrentes, pois basta uma busca no google para encontrar outra loja com preços mais acessíveis que a sua.

2- A informações de seu produto ou serviço dever ser bem elaborada, destacando nos mínimos detalhes, a especificação e descrição de seu produto.

3- Personalize seu site ou loja com um designer diferente e mantenha o site completo e atualizado.

4- Divulgue gratuitamente seu site ou loja em Fóruns relacionados ao seu produto ou serviço, tire duvidas e passe dicas sobre seus produtos e poste o endereço de seu site no final do comentário.

5-Divulgue seu site ou loja gratuitamente em sites de busca.

Veja porque você deve cadastrar seu site em Sites de Busca:

• 55% dos negócios captados na Internet brotam nas Sites de Busca.
• Sites de Busca são indispensáveis para que os internautas encontrem sua página.
• Estatísticas apontam que entre 75% a 95% das visitas em sua página virá dos sites de busca.

Para se encontrar sites de busca, procure no google pela palavra chave “site de busca” ou “sites de busca” vai aparecer uma lista com vários de sites de busca, cadastre seu site ou loja em quantos sites de busca for possível, ou procure uma empresa especilializada para fazer o serviço.
6- Divulgue em sites de comparação de preços, como:
www.buscape.com.br
www.bondfaro.com.br
www.jacotei.com.br
www.zura.com.br
www.cotacota.com.br
www.economiza.com.br
www.shopping.uol.com.br
www.catapreco.com.br
www.ebit.com.br

7- Divulgue em sites de anúncios gratuitos
Procure no google pela palavra chave “anunciar grátis” ou “anúncios gratuitos”vai aparecer uma lista com vários de sites de anuncio gratuito, cadastre seu site ou loja em quantos sites de anúncios gratuitos for possível.

8- Com um pequeno investimento, você pode obter um bom resultado, utilizando os links patrocinados do google,
Neste caso você deve abrir uma conta no AdWords,você pode pagar com boleto bancário ou cartão de crédito diretamente à Google, você paga por cada clique que seu anúncio recebe e escolhe quanto quer pagar por clique.
Crie sua conta no AdWords no link http://adwords.google.com

9- Divulgue no Mercado livre pelo MercadoAds
Para maiores informações acesse http://www.mercadolivre.com.br/marketplace

10- instale em sua loja um Certificado de segurança SSL

As pessoas estão aprendendo cada vez mais sobre segurança on-line. Mais e mais estão procurando o ícone do cadeado e o “https” na barra de endereços de seus navegadores antes de enviarem informações pessoais on-line.

Se o seu Web site não possui um certificado SSL, o visitante pode sair antes de fazer uma compra ou pedido, antes de criar uma conta ou até
mesmo de se inscrever para receber um boletim informativo.

Listamos apenas algumas dicas, existem muitas outras, basta procurar pelo Google.

“Quem abandona a luta não poderá nunca saborear o gosto de uma vitória.”

“Lutar sempre,vencer as vezes,desistir jamais”

“Em poucos anos haverá dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela Internet e as que não fazem negócio algum!”
Bill Gates

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Loja Virtual Precisa de um Contrato com os Correios

Sua Loja Virtual Precisa de um Contrato com os Correios

Se você tem uma loja virtual, já está vendendo e está utilizando os correios para enviar seus pedidos, deve começar a avaliar o momento de assinar um contrato com os correios.

Os correios possuem algumas vantagens e serviços exclusivos para ecommerces, são diferenciais que você pode agregar a sua operação de ecommerce assinando um contrato com os correios.

Alguns benefícios de clientes com contrato são:

  • preços mais baixos, em média 30% menos que a tabela das agências dos correios,
  • acesso ao serviço de logística reversa que vai te ajudar nas trocas e devoluções da sua loja virtual,
  • pagamento faturado com prazo de até 40 dias
  • usar a modalidade E-sedex que é uma modalidade do sedex exclusiva para ecommerce.

Acima eu falei que você deve avaliar o seu momento de assinar o contrato, porque no contrato você terá valores mínimos de faturamento, ou seja, você terá que pagar o valor mínimo por modalidade, mesmo que não gaste o suficiente no mês.

Atualmente os valores mínimos são:

  • R$ 127,40 em envios por Pac,
  • R$ 123,43 em envios por Sedex,
  • R$ 1.142,11 em envios por E-sedex.

Avalie quanto você gasta atualmente e veja se vale a pena contratar já os correios.

Recomendo que você procure os correios para assinar um contrato quando chegar a uma média acima de 5 pedidos por dia, é um bom momento.

Como Assinar o Contrato com os Correios

Infelizmente o atendimento não é o ponto forte dos correios, portanto, você vai precisar de um pouco de paciência e persistência para conseguir seu contrato.

Faça o seguinte:

Vá até uma agência e informar seu interesse ao gerente da agência, o procedimento padrão passar a ele os dados da sua empresa.

O Gerente vai repassar seus dados para um gerente de contas fazer contato com você.

Eu sugiro que você passe seus dados para ele, mas também pegue o contato dele para “ficar cobrando”, caso não tenha retorno.

Em caso de muita demora tente o contato novamente, só que em outra agência.

Uma Alternativa é tentar o contato via Site dos Correios (geralmente não funciona) mas não custa tentar, o link é esse aqui.

Em breve um gerente de contas vai entrar em contato com você pedindo uma série de documentos que irão para Brasília.

Alguns Requisitos:

  • É preciso ter Cnpj e Contrato Social Atualizado
  • Documentos da Empresa e dos Sócios
  • Faturamento da Empresa assinado pelo contador, últimos 12 meses.
  • Só para ressaltar, é feito análise de crédito, caso a empresa ou os sócios tenham restrições, os correios não aprovam o contrato.
  • Para o E-sedex é preciso comprovar que tem um site de vendas na internet com domínio próprio.  Os correios exigem também, que o domínio esteja no nome da empresa ou de um dos sócios que constam no contrato social.

Tudo irá para Brasília, será analisado (vai demorar uns 30 dias) e depois disso o seu gerente de contas lhe enviará o contrato mais alguns anexos para serem assinados e devolvidos para Brasília. (Mais uns 15 dias)

Depois disso o processo é finalizado, seu cadastro é liberado no sistema e seu gerente de contas vai lhe passar o seu Cartão de Postagem. Todo o Processo leva de 30 a 60 dias, depende da sua velocidade de cumprir com as exigências e solicitações deles e também na sua insistência em “ficar cobrando e insistindo na agilidade”.

Problemas comuns dos Correios

Os correios têm problemas que são naturais para uma operação do porte deles, que entrega mais de 500 mil pacotes por dia. Problemas como atrasos, extravios, roubos ao carteiro são meio que “comuns”, aprenda a lidar com isso.

O pior problema dos correios é o risco de greve, isso geralmente acontece uma vez por ano (entre setembro e outubro), quando o sindicato está negociando aumento anual com o governo. É sempre um momento delicado, o serviço fica prejudicado, geralmente o E-sedex é suspenso e as vendas no E-commerce geralmente sofrem queda.

Quando você enfrentar uma greve, procure comunicar seu cliente que as atividades dos correios não param, sempre é mantido um percentual de trabalhadores em torno de 70%, seja criativo e se comunique com seus clientes nesses momentos de crise para não perder vendas.

Alternativas aos Correios

O mercado de logística especializado em comércio eletrônico no Brasil evoluiu um pouco, atualmente existem boas opções de alternativas aos correios.

O problema é que nenhuma delas trabalha com varejo, somente atendimento corporativo mesmo (com contrato), não é viável contratá-las somente em um momento de greve.

Se sua loja virtual ainda é pequena, eu sugiro que foque nos correios, esses operadores logísticos não aceitam clientes com menos de 50 pedidos por dia, para eles não é viável atingir essa faixa de mercado. A partir de 50 / 100 pedidos por dia, você já pode tentar uma alternativa aos correios.

Se você tem curiosidade em conhecer essas alternativas eu sugiro que você conheça a TNT Mercúrio,  Direct e a Total Express.

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Logística no E-commerce – Como Começar com os Correios

Logística no E-commerce – Como Começar com os Correios

 

Parece que o seu projeto de e-commerce esta começando a sair do papel, chegou a hora de melhorar sua logística.

A logística no e-commerce é uma área vital para o negócio, nossos pedidos são comprados online e precisamos entregá-los aos clientes. Para isso nosso negócio precisa de um setor de logística.

Antes de lançar sua loja virtual é importante que você faça um planejamento da sua logística para que todo dia, quando surgirem pedidos, você saiba exatamente o que fazer e como fazer.

 

Logística no E-commerce – Correios

O inicio das operações da sua loja virtual quase que inevitavelmente terá um baixo volume de vendas e poucos pedidos, desde o inicio é importante você estipular metas e tentar concretizar pelo menos um pedido por dia, todos os dias.

Se você ainda não decidiu se vai trabalhar com os correios, eu afirmo que se o seu produto estiver de acordo com a política de transporte dos correios e a sua entrega abrange o Brasil todo, na verdade você já decidiu, vai trabalhar sim com os correios, pois não existe alternativa que lhe atenda neste momento do seu negócio.

9 entre cada 10 Lojas Virtuais no Brasil trabalham com os Correios.

O que você Não pode Enviar pelos Correios

O Peso máximo aceito pelos correios para uma encomenda é de 30 quilos, passou disso não tem como enviar, eu já tentei e a encomenda voltou. O tamanho não pode ultrapassar 200cm somando os 3 lados da caixa, veja na imagem abaixo:

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A grande maioria das lojas virtuais tem produtos adequados para trabalhar com os correios.

Produtos Restritos nos Correios

Se você vende produtos que sejam grandes e pesados como por exemplo:

  • eletrodomésticos linha branca,
  • pneus,
  • máquinas e equipamentos pesados entre outras coisas,

Nesse caso não tem jeito, você terá que buscar outra opção de entrega.

Os correios têm também algumas restrições de produtos, as mais comuns são:

  • Objetos Explosivos,
  • Drogas,
  • Animais,
  • Plantas,
  • Armas e Munições,
  • Cigarros entre outras coisas.

Modalidades de Envio

Os correios tem algumas modalidades de envio mesmo para quem não tem contrato. Recomendo que você comece com o PAC que é a encomenda normal dos correios e oSedex que é o serviço expresso.

Existem outros serviços como Sedex 10, Sedex 12 e Sedex Hoje, porém, quanto mais serviços você tiver, mais confuso seu cliente ficará. Confie em mim, fique somente com o Pac e o Sedex.

Prazos de Entrega do Pac e Sedex:

  • PAC: Entrega em até 15 dias úteis em todo o Brasil.
  • Sedex: Entrega em até 72 Horas em todo o Brasil.

Para consultar prazos exatos para cada região, consulte o site dos correios.

Calcular Frete na Loja Virtual

Para integrar os valores de frete dos correios com a sua loja virtual, isso não é motivo de preocupação, hoje em dia quase todas as plataformas de ecommerce do Brasil já tem as tabelas dos correios integradas na plataforma.

Não precisa de Contrato para Começar

Apesar da importância do contrato com os correios, não se prenda a isso para começar a operação da sua loja virtual.

Como o volume é baixo no inicio você não precisa se preocupar (por enquanto), com um contrato com os correios, porque o contrato vai lhe impor limites mínimos de gastos, que você precisa pagar na fatura, mesmo que não gaste.

Onde você Vai postar

Para começar você precisa saber onde você vai postar suas encomendas.

Localize a agencia dos correios mais próxima da sua empresa. É essa a agência que você vai usar para postar seus pedidos.

Vá até a agência e se informe com os atendentes sobre as questões abaixo, pois elas farão diferença na sua operação logística:

  • Até que horas a Agência fica Aberta?

Isso é importante para que você programe o seu tempo, para não correr o risco de se atrasar e chegar quando a agencia tiver fechado.

  • Até que horas eu Posso postar PAC e a encomenda seguir no mesmo dia?

As agências dos correios tem um horário limite para expedir as encomendas Pac para a Central de Distribuição.

Postando antes desse horário limite as suas encomendas seguirão no mesmo dia e se você postar após o horário limite, suas encomendas ficarão na agência paradas até o dia útil seguinte.

Isso vai significar 1 dia a mais no seu prazo de entrega. Se programe para postar suas encomendas antes do horário limite.

  • Até que horas eu Posso postar Sedex e a encomenda seguir no mesmo dia?

Mesma coisa das encomendas PAC, a diferença é que o Sedex segue 2 ou 3 vezes por dia, mas mesmo assim há um horário limite, verifique isso na agência e se programe para postar suas encomendas antes do horário limite.

Inclua no seu custo variável de frete o seu gasto para ir até essa agencia, caso você precise de algum meio de transporte para chegar lá.

Seus Gastos com Transporte para ir até a Agência devem ser Incluídos nos Custos

Embalagem dos Pedidos

Para embalar seus pedidos, você não precisa de muito espaço no começo do seu negócio. Se você estiver começando seu negócio em casa, até a mesa da sala serve de improviso.

Avalie bem os seus produtos para ver a necessidade de material de embalagem que eles precisarão.

Em geral são necessários:

  • Caixas de 2 ou 3 tamanhos diferentes,
  • Fita Adesiva e
  • Papel de Embalagem.

Caso seu produto fique folgado nas caixas, você precisará também de algo para preencher os espaços vazios das caixas, parar evitar danos no transporte.

Dica de Loja de Caixas com Preço legal >>

O Material de Embalagem vende em papelaria, na Kalunga o preço é bom >>

Apresentação das suas Encomendas

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Procure encantar o seu cliente com uma embalagem bem feita, isso parece ser uma coisa boba, mas tem grande impacto na cabeça do cliente, lembre-se que ele não te conhece e nem conhece sua loja, se você envia um pacote mal feito e “todo torto”, a impressão que fica é essa.

Rotina de Embalagem e Postagem

Agora que você já sabe como embalar e onde postar suas encomendas, estabeleça os horários para você embalar seus pedidos e levar até a agência.

Importante: Cumpra o horário!

Quando Devo Fazer o Contrato dos Correios

O contrato com os correios é algo inevitável para seu e-commerce, ele vai baratear o seu frete, além de te disponibilizar o e-sedex dependendo da sua localidade.

E-sedex para quem não conhece é uma modalidade de sedex própria para lojas virtuais, o custo é muito mais baixo e o prazo de entrega é o mesmo.

Você precisa observar alguns pontos na hora de Pedir seu Contrato com os Correios, 

Veja em nosso Blog sobre ” Virtual Precisa de um Contrato com os Correios”.

 

 

 

 

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Maldito sobrinho

Quem nunca encontrou um “sobrinho” diante do caminho e que nunca precisou refazer um trabalho dele que atire a primeira pedra.

  • Estou precisando fazer um web site. Quando você cobra?
  • Depende do que precisa. Com design, banco de dados, dinâmico e etc… uns quatro mil.
  • Nossa, tudo isso? Então deixe que vou pedir para meu sobrinho fazer.

Quem nunca passou por esta situação? Tanto no desenvolvimento quando na criação, sobrinhos são como pragas que infestam lavouras e fazem o profissional perder a paciência em todos os sentidos. Perde-se tempo montando uma proposta de serviços, perde-se tempo pesquisando, perde-se tempo no telefone e depois, lá adiante, perde-se novamente todo este tempo novamente para arrumar o que o sobrinho fez errado. Mas quem é o sobrinho afinal?

No começo de minha profissionalização na área de TI, usávamos o termo “sobrinho” para designar aquele que come angú e arrota peru. Diferentemente de um estagiário, o sobrinho acredita que é o super-homem mas não passa de um chapolin colorado que nos propicia as mais belas pérolas de como não fazer algo, principalmente depois que achou aquele “tutorial bacana” na Internet e acredita que consegue resolver qualquer problema. Sofrendo de uma crônica incapacidade de se colocar dentro de suas limitações, os sobrinhos conseguem o mais improvável: estragar não somente sua vida mas a de terceiros também.

Semana passada em visita a um grande cliente, este me contou a história dos sobrinhos que lá apareceram. Dignos de credibilidade até então, disseram que poderiam dar nó em pingo d’água e mascar azulejo. Contratados para alguns treinamentos, que vexame! os treinandos sabiam mais que aqueles que lá estavam teoricamente ensinando e no final, aquele fiasco. Não contentes, conseguiram jogar a culpa em conjunções dignas de astrólogos indianos e continuam na ativa, importunando como moscas em dia de calor.

Com o advento de ferramentas easy-to-use, a classe dos sobrinhos cresce exponencialmente e infesta todas as áreas possíveis e imagináveis. Existem sobrinhos personal trainner, sobrinhos mecânicos, sobrinhos programadores e até mesmo sobrinhos advogados, todos conspirando conjuntamente para a derrocada do bom trabalho, do bom preço e principalmente, do bom resultado.

Dentro de minha área de atuação sobrinho é mato em terreno baldio. Com a pseudo-facilidade de uso das modernas ferramentas de gestão de conteúdo tais como Drupal, Joomla! e Mambo, baixam o sistema da Internet, aproveitam-se de alguns temas disponíveis gratuitamente na rede e bam! nasce outro sobrinho para atazanar. Outro amigo, designer, lamenta a mesma coisa; um dreamweaver na mão e lá vem mais um sobrinho criador, desta vez, “designer”. Esquecem estes que qualquer ferramenta por si não faz o trabalho. É necessário um profissional que saiba trabalhar com a ferramenta no intuito de aproveitar ao máximo suas opções e capacidades e que para isso leva-se tempo de estudo, treinamento, leitura, pesquisa e muitas horas diante de uma tela.

O leitor pode estar pensando: “isso é conversa de quem não consegue trabalho”. Ledo engano. É conversa de quem tem que refazer o trabalho que o sobrinho executou de forma errada ou que simplesmente no meio do projeto desapareceu. O cliente sempre vem, seja por coerência ou ainda com hematomas adquiridos quando caiu-se nas armadilhas armadas pelos sobrinhos ao longo do projeto. Claro, perder ninguém gosta e para um sobrinho mais ainda. Mas o que pior é aceitar apagar um incêndio e depois perceber o tamanho da bomba de napalm que o sobrinho deixou para você.

Não sendo sobrinho

Como a área de TI sofre constantemente com este espécime e para que não caia na armadilha de se tornar sobrinho, algumas dicas são bem vindas:

Limite-se a sua ignorância
Procure no dicionário; ignorância não é sinônimo de burrice. Ser ignorante é não saber determinado assunto ou algo. Se você não sabe, assuma este papel e procure aprender. Será melhor para você e para todos.

Seja honesto
Não existe coisa pior que dizer para um cliente “eu faço” e depois não conseguir fazer. Neste ponto a ignorância se torna burrice, você perde o cliente e arruma trabalho sujo para outro fazer. É muito melhor deixar claro quais são seus limites do que assumir um compromisso que não faz idéia de como resolver.

Dê passos menores que suas pernas
Não são passos do tamanho de suas pernas, mas sim menores que elas. Com esta atitude você poderá entregar mais do que prometeu e “ficará bem na foto” com todo mundo.

Aprenda com quem já faz
Caiu um projeto grande em sua mão e não sabe por onde começar? Chame parceiros para trabalhar contigo e partilhe os dividendos tanto financeiros quanto de aprendizado. Trabalhando em conjunto você aprende, não passa vergonha diante do cliente, entrega um bom produto e cria um portifólio para sua carreira.

Fácil não é simples
Não acredite que fácil é sinônimo de simples. É fácil chegar a Antártida mas não é simples chegar lá. Ferramentaseasy-to-use facilitam muito sua vida e sendo assim, aproveite o tempo que sobra para estudá-la a fundo tornando-se um expert.

Fuja da síndrome de super-homem
Não aceite qualquer coisa para fazer pois por mais simples que seja. Qualquer compromisso tem um resultado embutido nele e você terá que honrá-lo. Vá com menos sede ao pote e dê tempo ao tempo. Tudo tem sua hora para acontecer e certamente se praticar e tiver paciência, seu futuro será muito sólido e não motivo de piadas nas rodas dos profissionais de TI.

E você? É sobrinho?

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Como saber se um site tem um certificado SSL válido?

Um site comum sem segurança SSL exibe “http:// ” antes do seu endereço na barra de endereço do navegador. A sigla significa “Hypertext Transfer Protocol,” e é a forma convencional de transmitir informações pela Internet.

Um site protegido com um certificado SSL, porém, exibe “https://” (que significa “Secure HTTP”) antes do endereço. Um símbolo de cadeado também é exibido na parte superior ou inferior do navegador (dependendo do navegador usado).

Ao clicar no cadeado fechado da janela do navegador, o visitante do site vê o nome da organização autenticada. Em navegadores de alta segurança, o nome da organização autenticada é exibido em destaque, em alguns casos a barra de endereço fica verde quando um certificado SSL Extended Validation (EV) é detectado. Se as informações não coincidirem ou se o certificado tiver expirado, o navegador exibirá uma mensagem de erro ou um aviso.

Se você precisar de um Certificado SSL, poderá adquirir o seu SSL conosco