Qual a extensão de domínio ideal para seu projeto? Conheça os significados e saiba qual escolher na hora de registrar

dominio

Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.

 Sabemos o quanto é importante para uma empresa estar presente na internet, pois é dessa forma que o seu negócio alcançará um número maior de pessoas, possibilitando expandir a marca e se comunicar com pessoas de todas as partes do mundo.

Para uma boa presença online há elementos que devem ser levados em consideração na hora de escolher de um domínio para o seu site. Além de um bom nome, que seja simples de escrever e fácil de memorizar, a escolha da extensão (aquele sufixo localizado à direita como .COM, .COM.BR, .NET e outros) também é muito importante, pois ela dará ao visitante a noção de qual segmento em que a sua empresa atua.

As extensões de domínios, também chamadas de TLD (Top Level Domains ou Domínio de Nível Superior), funcionam como uma nomenclatura para designar os tipos de serviços ou regiões. Elas são dividas em duas principais categorias, são elas:

1. Generic Top-Level Domain (gTLD)
São formadas por mais de duas letras e podem ser usadas em qualquer localidade. Originalmente, cada uma foi criada para um propósito específico, mas, na prática todas elas podem ser usadas por qualquer pessoa ou empresa para registrar no momento de registrar um Domínio. As extensões disponíveis na Hostnet são:
.biz – indicada para comercio no geral e alternativa para extensão .com

.click – indicada para agências de marketing digital ou agências de publicidade online.

.cloud – indicada para empresas que oferecem serviços relacionados a cloud computing, também
conhecido como navegação em nuvem.

.club – indicada para clubes sociais de todos os tipos, como futebol, livros, jogos eletrônicos, golf, casas noturnas e por outros.

.com – indicada para empreendimentos comerciais e abrange qualquer segmento do mercado.

.consulting – indicada para empresas e profissionais que prestam consultoria em qualquer área de atuação.

.cool – indicada para serviços inovadores e descolados, boa aceitação para negócios voltados a um público jovem.

.info – indicada para sites informativos e enciclopédias online.

.live – indicada para sites que trabalham com mídias em geral, serviços de streaming, educação à distância, TV online e transmissões de imagens.

.ltda – indicada para empresas de sociedade limitada dando a empreendedores uma opção de extensão a mais para seus negócios.

.mba – indicada para instituições de ensino que oferecem cursos de especialização pós-graduação ou MBA.

.moda – indicada para empresas e profissionais da indústria da moda, tais como design, confecções, marcas, lojas e etc.

.money – indicada para instituições financeiras, tais como consultorias, casas de câmbio, empréstimo pessoal e outros serviços.

.net – indicada para empresas ou profissionais da área de Tecnologia da Informação que oferecem serviços ou consultoria na área.

.ong – indicada para organizações sem fins lucrativos, também conhecidas como empresas do terceiro setor.

.online – indicada para negócios na internet em geral, tais como loja virtual, sites de notícias, curso à distância e outros.

.org – indicada para organizações ou entidades sem fins lucrativos.

.site – indicada para qualquer empresa que deseja marcar presença na Internet.

.space
– indicada para serviços relacionados a arquitetura e design, aviação e transporte aéreo, entre outras áreas de atuação.

.tech – indicada para serviços relacionados a tecnologia, programação de softwares, hardware, consultoria e etc.

.press – indicada para sites de jornalismo, veículos de comunicação, notícias, blogs, manchetes e muito mais.

.store – indicada para o comércio, seja uma loja online ou uma loja física, podendo ser usado por todos os segmentos do mercado.

.studio – indicada para serviços como fotografia, música, teatro, estética e artes no geral.

.video – indicada para profissionais da área de filmagem de eventos e cerimônias, videoaulas, youtubers e etc.

.website
– indicada para sites de desenvolvedores, webmasters e demais profissionais da web.

2. Country Code Top-Level Domain (ccTLD)

São formadas por apenas duas letras e representam o código de um país. Estas extensões são consideradas extensões nacionais, normalmente estão restritas para uso de cidadãos ou empresas que tem a presença no determinado país. O sufixo .br indica que um domínio é do Brasil, entretanto, com o tempo algumas dessas extensões receberam outros significados devido a sigla que possuem. As extensões disponíveis na Hostnet são:

.br – Representa o código do Brasil e serve para pessoas ou empresas brasileiras. A extensão pode ser usada em conjunto com as genéricas para indicar que um domínio tem um serviço e pertence ao Brasil (.COM.BR – https://hostnet.com.br).

.rio – É uma extensão dedicada a pessoas ou empresas da cidade do Rio de Janeiro e é utilizada em larga escala pelos cariocas.

.bz – Representa o código de Belize (também usado na província de Bolzano), mas pela sigla significa “business”, também é usada por empresas de negócios.

.cc – Representa o código das Ilhas Cocos, mas também é conhecida como “Creative Commons” e por isso é bastante usada para uma grande variedade de sites.

.co
– Representa o código da Colômbia, mas sua sigla tem o significado de “companhia”, sendo indicada para empresas, corporações e companhias de todos os segmentos.

.me
– Representa o código de Montenegro, mas é considerada também um tratamento pessoal, sendo indicada para blogs ou sites autorais, profissionais ou pessoas públicas.

.tv – Representa o código de Tuvalu, mas por TV ser uma sigla específica para aparelho transmissor de mídia, passou a ser indicado para conteúdo de mídia.

.ws – Representa o código de Samoa, mas pela sigla significar “WebSite” também é usada para qualquer tipo de página online.

Dicas de como escolher um nome para o seu domínio
Escolha nomes simples de escrever e fáceis de memorizar. Se você utilizar um nome estrangeiro de difícil grafia, por exemplo, terá sempre que soletrar como se escreve o endereço do site ou e-mail, além de correr o risco dele não localizar o seu site por ter escrito errado.
Registre o nome desejado nas principais extensões. Exemplo: ultimate.com.br e ultimate.com. Dessa forma evita-se que outra pessoa utilize o mesmo nome que você em uma extensão diferente e confunda os visitantes do seu si

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*