SEO – Otimização de WebSite

Você gostaria que seu site ficasse em nas primeiras posições do Google? Então seu site necessita de um trabalho de Otimização, chamado SEO (Search Engine Optimization).

Seu site bem posicionado no Google, é garantia de visibilidade e retorno garantido, gerando negócios na internet.

Mas como funciona a Otimização de Sites?
Existem vários fatores que influenciam o ranqueamento do seu site no Google. Esses fatores são internos, códigos e estruturas do próprio site e externos, que seria a sua visibilidade na internet.

Para isso, faço todo o serviço de verificação na estrutura e principalmente no conteúdo do seu site, para analisar e ver como o Google enxerga seu site. Além disso, fazemos todo o trabalho de Link Build, que seria o cadastro do seu site em vários diretórios, criação de parcerias com outros sites, criação de conteúdo e outras técnicas.

Para fazer um bom trabalho de SEO, precisamos analisar e estudar seu site, sua empresa, para descobrir como os usuários buscam seus serviços e produtos no Google e assim posicionar seu site nessas palavras chaves. A otimização de sites não é algo que se faz uma vez e os resultados são imediatos. Os trabalhos são feitos de forma contínua e os resultados são obtidos a médio e longo prazo.

Podemos oferecer planos de consultoria com valores fechados ou planos mensais, para gerenciar e analisar os resultados obtidos e assim obter cada vez melhores resultados nos mecanismos de busca.

Identificar os Objetivos

O primeiro passo é identificar os seus objetivos.
Identificar as principais atividades e ações que você pretende melhorar no seu projeto web.
Por exemplo: aumentar o número de conversões de uma determinada ação; aumentar o tráfego a partir de fontes externas; aumentar a frequência do público feminino em uma determina página; identificar o que as pessoas comentam sobre a marca etc.

Definir as Métricas

O segundo passo é definir as métricas que melhor se adaptam na captação de dados relacionados ao objetivo pretendido.
Abaixo segue algumas ideias de métricas importantes:

Os visitantes estão gastando mais tempo em qual página do seu site?

Qual página do seu site gera mais tráfego?

A navegação do seu site ajuda os visitantes a realizarem ações pretendidas?

Qual o comportamento dos usuários do sexo feminino do seu site?

Qual o ticket médio dos usuários do sexo feminino entre 16 e 26 anos?

Qual o perfil dos usuários que visitam seu site a partir das Redes Sociais?

O que as pessoas estão comentando sobre o seu produto na Web?

Coletar os Dados

A coleta de dados acontece a partir da instalação de códigos no seu site ou através de softwares para coletar informações externas.
É importante frisar, no entanto, que os dados de monitoramento não são exatos, mas servem como uma fiel amostra para análise do seu negócio

Interpretar os Dados

A partir da coleta da dados é possível identificar os gargalos que impedem o visitante de concluir uma determinada ação ou o porquê uma página tem mais abandono do que outra.
Detalhes assim são imprescindíveis para que os usuários tenham uma navegação eficaz no seu site.
E que sua empresa venha atingir o êxito que foi inicialmente planejado.

Sugerir Melhorias e repetir todo o processo

A Ultimate ajuda você a tomar as melhores decisões, dentro e fora do seu site, de acordo com os dados interpretados pelo monitoramento.
O processo de monitoramento e melhoria é contínuo, sobretudo pela constante mudança no comportamento dos usuários.

E quanto ao retorno do investimento (ROI)?

Em otimização de sites – SEO, o retorno do investimento é de médio a longo prazo, porém tem que ser feito manutenções constantes para que continuem trazendo resultados.

O trabalho de otimização é recorrente, devido a uma alta quantidade de análises e modificações do mercado atuante, dos concorrentes, algorítimos dos buscadores.
Por este motivo é necessário um acompanhamento constante da nossa equipe de SEO, que está preocupada em fornecer os melhores resultados para nossos clientes.

Porque investir em otimização de sites ?

A Internet tem sido cada vez mais uma grande vitrine para produtos e serviços, os anúncios de jornais e da lista telefônica já não têm mais a mesma efetividade.

Hoje em dia, a maior atividade dos brasileiros quando estão conectados na grande rede é de realizar buscas. E segundo pesquisas pessoas acreditam que empresas melhores posicionadas nos buscadores tem mais credibilidade e se torna referência no mercado.

Vantagens de Otimização de Sites (SEO)

A Internet tem sido cada vez mais uma grande vitrine para produtos e serviços, os anúncios de jornais e da lista telefônica já não têm mais a mesma efetividade.

Hoje em dia, a maior atividade dos brasileiros quando estão conectados na grande rede é de realizar buscas.

E segundo pesquisas pessoas acreditam que empresas melhores posicionadas nos buscadores tem mais credibilidade e se torna referência no mercado.

Vejamos os principais benefícios de uma estratégia de SEO, após as mudanças recentes no mecanismo de busca:

Menos concorrentes, mais oportunidades

Prosseguindo na esteira de desincentivo ao SEO, profissionais deste mercado tendem a migrar para gerenciamento de campanhas de Google AdWords, uma vez que estas tornam-se mais “fáceis” – mesmo que seja dificílimo manter uma campanha de PPC com uma alta verba e um bom ROI. Além disso, vejo que as pessoas tendem a preferir trabalhar com coisas cujo resultado seja facilmente visualizável e os resultados exijam menos interpretações.

Com a migração para o PPC, sobrarão muito mais oportunidades e o SEO será cada vez mais um mercado em que palavras-chave se tornarão segredos de Estado e somente a sua informação e conhecimento serão de grande valia para as empresas. Uma vez que não será possível medir com precisão palavras-chave de cauda longa (long tail), elas sumirão dos relatórios e permanecerão apenas nas planilhas e estratégias dos bons profissionais de SEO.

Um grande benefício do SEO passa a ser, portanto, que pouca gente estará apta a fazê-lo com qualidade.

Continuamos a focar em conversões

É verdade, ainda, em lojas de e-commerce que proporcionalmente a taxa de conversão de busca orgânica costuma ser muito maior que de PPC. Isso acontece justamente porque o tráfego de busca orgânica é mais “natural”, isto é, não está sendo incentivado por um anúncio publicitário, mesmo que este seja relevante e o usuário só costuma clicar quando o resultado corresponde realmente ao que ele procura.

Mesmo com o crescimento dos termos (not provided), que limitam a capacidade analítica do estrategista de SEO, criam-se novas maneiras de avaliar e desenvolver estratégias de SEO focadas em gerar conversões muito qualificadas, com alto ROI e ticket médio superior ao de PPC.

Formar a opinião do mercado

Com esse tráfego qualificado, é possível que marcas e empresas de pequeno a grande porte alcancem uma grande representatividade em relação às buscas relacionadas ao seu mercado, que passa a formar a sua opinião e, portanto, influenciar as pessoas ao seu redor. Alcançando um usuário “alpha” – ou seja, aquele propenso a defender uma ideia ou marca com unhas e dentes, evangelizá-la por “paixão” e não interesse comercial-, é possível produzir um efeito viral e positivo sobre a marca.

Dum ponto de vista menos ambicioso, podemos ressaltar que a opinião das pessoas é formada quase sempre através de SEO e não de PPC. Deste modo, um consumidor decide que irá comprar este e não aquele modelo de um smartphone através de suas pesquisas em sites, blogs e fóruns que é feita quase que exclusivamente através da busca orgânica, porque os links patrocinados não costumam trazer opinião e sim publicidade.

A opinião dos consumidores semelhantes é fator crucial para adquirir um produto. Se, entretanto, em suas pesquisas através da busca orgânica o usuário encontrar constantemente o site de certa marca, na hora de adquirir o produto poderá acessar seus favoritos ou sentir mais confiança de comprar pelo site que encontrou tantas vezes na busca orgânica (formou opinião positiva sobre a loja), mesmo que o clique final seja de PPC.

Atingir consumidores exigentes

Os usuários que mais pesquisam são os mais exigentes, afinal de contas não aceitam pura e simplesmente o primeiro resultado. Com mudanças do Google que visaram a aumentar o destaque ao PPC em meados de 2011, a taxa de cliques nos resultados orgânicos caiu, enquanto por outro lado a qualificação aumentou.

Nós sabemos que consumidores exigentes têm mais conhecimento que a maioria e são eles próprios os formadores de opinião sobre marcas e produtos. Portanto, não basta aparecer em destaque para todo e qualquer consumidor através de estratégias de PPC, que são sabidamente anúncios pagos e por isso têm menos confiabilidade, sendo indispensável destacar-se na busca orgânica que traz um tráfego muito mais qualificado e fiel.

Intenção de conhecer ou adquirir seu produto

Diferentemente de todas as estratégias de marketing, o principal benefício de SEO (assim como Google AdWords) é que é possível gerar tráfego qualificado de pessoas com interesse claro de conhecer seu produto ou obter a informação de que seu site dispõe, isto é, o conteúdo. Nesse sentido, SEO e SEM são estratégias que se referem à intenção da pessoa.

É possível, pois, saber a intenção de um visitante de acordo com a palavra-chave buscada. Mesmo que o Google venha restringindo o acesso a essas informações, isso não quer dizer que a intenção das pessoas mudou. Pensando bem, a intencionalidade será cada vez maior diferencial emSEO e PPC, mas SEO tem ainda suas vantagens em relação ao PPC como analisaremos a seguir.

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